Como guiar o seu coração?
- Débora Novaski
- Mar 13, 2021
- 2 min read

Tenho certeza que esse é um questionamento frequente: Como guiar o meu coração diante da vida? Diante das circunstâncias, problemas e obstáculos?
Em 2 Tessalonicenses 3:5 está escrito "Que o Senhor guie ( conduzir; dirigir; escoltar; comandar; liderar; governar; carregar; orientar; direcionar; levar ) o vosso coração no amor de Deus e na perseverança de Cristo". E ao meditar neste versículo, duas importantes perguntas devemos pensar: Por que nosso coração deve ser guiado no Amor e não guiado no Tempo? Por que nosso coração deve ser guiado na Perseverança e não na Insistência?
Acredito que assim como eu, você já se deparou com essa famosa frase "que o tempo cura todas as feridas, que o tempo resolve tudo". Pois é...Um péssimo conselho. O tempo não cura nada. Não resolve nada. Essa nem é a função dele. O Tempo nos ajuda a Identificar quando é a ocasião certa para o propósito, seja curar, nascer, amar, derrubar, edificar, abraçar, chorar, rir, plantar, colher... Então, o Amor, e não o tempo, é que cura todas as feridas.
O Amor é uma decisão (ação). Exatamente como Perdão. Não precisamos sentir para fazer... Decida. Se é o tempo: Ame. Se ame. Libere o amor ao próximo. Perdoe. Se perdoe. Libere perdão ao próximo. Ajude. Receba Ajuda.
O outro conceito que também está ligado ao Tempo é a Perseverança. E isso me lembra o versículo de Mateus 7: 7-8 que diz que devemos pedir, buscar e bater na porta (milagres) para se abrir. E se eu pedir, buscar e bater e nada acontecer, devo insistir pedindo, buscando e batendo? Tudo o que você insiste, resiste.
Ser insistente é tentar sempre da mesma forma. Por isso nosso coração deve ser guiado na Perseverança, pois não gera Resistência. Ser perseverante é entender que o caminho pode mudar, que podemos precisar de tempo para refletir e tentar uma nova abordagem para começar tudo de novo.
Comments