top of page

Qual a inclinação do meu coração? - Parte 4

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • Jun 19, 2022
  • 4 min read



No post passado abordamos o terceiro degrau: a humildade segundo o padrão de Cristo Jesus. E é exatamente quando nos humilhamos - abrimos mão do nosso direito por livre vontade, estamos aptos para o último degrau, estamos prontos para sermos submissos à Cristo. Em Tiago 4:7 está escrito: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”.






Esse termo "submissão" é muito incompreendido assim como a humildade. Não devemos analisar a submissão na sua perspectiva ou da sociedade. E um exemplo clássico de como esse termo é muito distorcido é nos relacionamentos, principalmente para nós, mulheres. Assim como eu, você já ouviu esse versículo muito conhecido, o famoso Efésios 5:22 que diz: " as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher" ou aquele em Colossenses 3:18: "mulheres, cada uma de vós sejam submissa ao seu próprio marido, pois assim deveis proceder por causa da vossa fé no Senhor", se ao ouvir ou ler isso te causa uma certa revolta, certamente você não entendeu o real significado da palavra submissão.


Já cansei de aconselhar mulheres, seja casada, solteira, enrolada, ajuntada, de todas as faixas etárias possíveis que acreditam que ser submissa significa calar e ceder sempre. Que ser submissa é suportar abusos emocionais e físicos, chantagem, ciúmes possessivo e manipulação... Sabe aquele tipo de "feminismo" que nada acrescenta... Pois é... Quando eu afirmo que sou muito feliz em ser submissa ao meu marido, a maioria das pessoas me julgam, pensam: "Nossa, tadinha...".


Ser submisso é simplesmente estar debaixo da mesma missão, ou seja, do mesmo propósito. Quando a Bíblia instrui que a mulher deve estar debaixo da mesma missão que o marido, significa que ambos devem seguir a mesma direção. Já pensou se você quer ir para direita e o outro para esquerda, vai dar certo esse relacionamento? Claro que não. Mais cedo ou mais tarde irá se romper. Isso serve para seu local de trabalho, estudos, desenvolvimento de projetos, ações solidárias...


Ser submisso é ser alinhado com o propósito. Por isso, qual é o propósito do seu relacionamento conjugal? Vocês dois querem o mesmo objetivo de vida? É por isso que eu falo sem medo: "Eu sou muito feliz em ser submissa ao meu marido!!" pois temos o mesmo objetivo de vida, de relacionamento, bases imutáveis como o respeito, sinceridade, integridade, paz, harmonia, amor e cumplicidade. Cada um é um individuo, que tem sua personalidade e sonhos. Apenas aceitamos o outro sem julgamentos, alinhamos nossa personalidade para harmonia e bora concretizar nossos sonhos.


Qual era a missão de Jesus? “Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a Daquele que me enviou” (Jo 6:38). Jesus constantemente afirmava que estava sujeito a autoridade do seu Pai, fazendo a vontade de seu Pai. A missão e o propósito da vinda de Cristo era obedecer aquilo que seu Pai havia determinado. E Jesus cumpriu a sua missão. Quando o nosso “EU” está bem vivo dentro de nós, realmente é muito difícil, ou quase impossível ser submisso a Deus ou a qualquer autoridade sobre nossa vida.


O processo de cumprir a missão significa que muitas vezes, teremos que obedecer, seguir instruções mesmo quando não gostamos de uma direção. No Getsêmani, nas últimas horas que antecediam a crucificação, Jesus Cristo orou ao Pai para afastar aquele cálice (a crucificação), pois seria muito difícil suportar tamanha dor. Ele foi sincero, pois se tivesse alguma forma de passar por aquilo sem sofrimento e sacrifícios, ele humanamente gostaria dessa opção. Contudo, Jesus terminou dizendo que “seja feita a Tua vontade”, então Ele aceitou passar por todo processo, mesmo com sofrimento, pois dependia do Pai, e sabia que “tudo coopera para o bem”.


Ser submisso é ser dependente de Deus. A Palavra nos aconselha: “Confia no Senhor de todo o coração, e não no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará tuas veredas” (Pv 3:4-5). Quando somos dependentes de Deus, confiamos que Ele sabe o que é melhor para nós. Para sujeitar os nossos caminhos ao Senhor, devemos reconhecer Sua autoridade.


Ser submisso é ser servo. Todo cristão deve servir ao Senhor e ao próximo, pois Jesus deu o maior exemplo de servidão: “Nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10:5). O caminho que nos leva a submissão é o amor. É muito difícil você servir a sua família, sua comunidade, seu trabalho sem estar alinhado ao amor. Essa é a verdadeira submissão!! Quando você entende a verdadeira submissão, você não está focado no resultado, mas sim no processo. Predisposição. Confessar com reverência. Humildade. Submissão. E é justamente o processo, degrau por degrau, que gera o resultado.

Decida inclinar seu coração completamente e corretamente para assim você nascer de novo, nascer para as coisas espirituais e ter olhos para ver o sobrenatural acontecer em sua vida. Veja o Reino de Deus!! Durante a semana, meu marido teve um sonho espiritual muito interessante, onde ele conseguia abrir um portal espiritual que levava ao Paraíso. E quando ele abria o portal, ele mostrava para as pessoas ao redor. E as pessoas olhavam e entravam no portal que levava ao Paraíso. Algumas pessoas nem voltavam para nossa realidade. Então, fica a dica: Você precisa ver o Reino de Deus para então, poder entrar nesse Reino!!



 
 
 

Comments


IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page