top of page

Qual a inclinação do meu coração? - Parte 3

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • May 29, 2022
  • 3 min read


O terceiro degrau para inclinar seu coração é abaixar-se ou curvar-se. No livro do profeta Ezequiel está escrito “Também vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne (Ez 11:19, 36:26). Quem vai dar um coração novo ao homem? Deus. Somente Ele tem poder para isso. Ele mesmo está dizendo que vai dar ao homem um coração novo. Mas não somos passivos enquanto a isto. Deus faz a parte Dele, e nós temos que fazer a nossa parte.





Interessante que Deus faz menção a um coração de pedra. O que é um coração de pedra? Pedra está simbolizando inflexibilidade, rigidez, algo muito sólido, impenetrável. Um coração de pedra é um coração insensível, resistente, pesado. Dependendo do tamanho e peso, é difícil mover a pedra de lugar. O orgulho torna nosso coração como de pedra. Uma pessoa estagnada no passado, no mesmo lugar, repetindo ciclos.


O coração de carne é exatamente o oposto. Ter um coração de carne, não é andar segundo as nossas paixões e concupiscências, mas significa ser uma pessoa frágil, maleável, adaptável e vulnerável. Ter sensibilidade, ser leve e para isso acontecer precisamos ser vazios de si. Deus diz que resiste ao soberbo, orgulhoso. Por isso abaixar-se é sinal de se prostrar, negar-se a si mesmo, se humilhar diante de Deus. E o que é humildade segundo à Palavra?


Em Filipenses fala sobre a humildade de Jesus, devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo “que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo que devesse se apegar, mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Assim, na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:6-8).


O que precisamos entender acerca da humilhação de Cristo, não é que Ele se tornou o menor dos homens, mas que Ele se esvaziou totalmente de suas prerrogativas. Porque se alguém tinha direito e vantagem aqui na terra, esse alguém era Jesus, o filho de Deus. Jesus não pecou, cumpriu toda a lei, foi o único homem realmente santo e tinha todo direito, autoridade de trazer condenação ao mundo. “Porque Dele por Ele, para Ele são todas as coisas”. Mas qual foi sua atitude?


Jesus não veio para condenar o mundo, muito pelo contrário, Ele veio para salvá-lo. Até o Rei dos reis se esvaziou totalmente, humilhando a si mesmo, essa também deve ser nossa atitude. Algo que todo ser humano sabe fazer muito bem é ser apegado. Nós nos apegamos as nossas convicções, tradições, filosofias...Nós nos apegamos as crenças, hábitos, memórias e até mesmo aos animais de estimação, as coisas, pessoas...


Somos apegados ao passado, as ofensas, aos traumas, decepções e principalmente ao nosso direito. Sabe aquela história de só perdoar se receber um pedido de perdão? Isso é um ótimo exemplo de apego de direito... Seja do direito de vingança, de estar sempre certo, de receber um prêmio, elogios, reconhecimento... Ser apegado deixa nosso coração pesado, impenetrável. Quantas pessoas passam a vida inteira tentando endurecer o coração com uma invulnerabilidade aparente e falsa para não sentirem a dor que sempre sentiram. E Jesus quer nos libertar das dores e sofrimentos, de todas as nossas apegações!!


O que não percebemos é que ser apegado é praticar idolatria. Orgulho é adorar a si mesmo. É ser apegado a si mesmo e em muitas outras coisas. Por isso o salmista clama: “Cria em mim um coração puro” (Sl 51:10). Um coração puro é livre da ofensa, da falta de perdão, da crítica, dos julgamentos. Você é livre para escolher qual fardo você vai carregar. Você é livre para escolher qual coração você vai ter, um coração de pedra ou um coração de carne. Você é livre para escolher não carregar nenhum fardo. Não repetir mais os ciclos de escravidão.


A promessa de Deus é que os humildes serão exaltados e a recompensa da humildade são riqueza, a honra e a vida (Pv.22:4). Decida hoje a subir mais um degrau em seu crescimento espiritual, ao novo nascimento: seja humilde. Esvazie de si mesmo, do ego. Abra mão do seu direito. Não tenha apegos. Seja verdadeiramente livre e desfrute da abundância e prosperidade divina.



 
 
 

Comments


IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page