Qual a inclinação do meu coração? - Parte 2
- Débora Novaski
- May 16, 2022
- 3 min read

O segundo degrau para inclinar seu coração é: Confessar com reverência. Quando estamos nesta etapa precisamos ter duas atitudes. A primeira atitude é confessar os nossos pecados, não há arrependimento sem confissão. Por isso se você fez algo de errado com alguém, o ato de confessar, pedir desculpas ou perdão é o sinal de arrependimento verdadeiro. É necessário ser sincero para com Deus. Claro que Ele já sabe de todos os seus erros e transgressões, então por qual razão devo contar, confessar? A razão é muito simples: Deus sabe, e muitas vezes, é você mesmo que não sabe ou não quer admitir.
Como posso deixar de fazer algo de errado ou até mesmo melhorar se não sei onde estou falhando, não sei qual área preciso melhorar? Precisamos saber quais são os erros, onde se está falhando para arrependimento e mudança. Um exemplo é o do rei Davi quando escreve um salmo para confessar seus pecados e suplicar por perdão.
No salmo 51:3-4 está escrito: “Pois reconheço minhas transgressões, e meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra Ti, e contra Ti somente, e fiz o que é mau diante dos teus olhos”. Reconhecer suas próprias falhas é uma das características de Davi ser o homem “segundo o coração” de Deus. Sim, todos temos um lado sombrio, escuro, negro. Um lado por muitas vezes oculto não só para os outros, mas para nós mesmos. Reconhecer é o primeiro passo para trazer luz e clareza, para transformação de caráter.
A segunda atitude é com reverência. Tudo o que vamos fazer para Deus, precisa ter reverência. Ter temor é diferente de ter medo. Hoje em dia se perdeu esse princípio entre os cristãos. Toda vez que perdemos o temor a Deus é quando tratamos aquilo que é sagrado como algo comum, aquilo que é espiritual como algo terreno. E tudo o que é comum também é habitual, mas se não cuidarmos o fato de ir à igreja pode se tornar algo banal, ler a Bíblia pode se tornar rotina, ou seja, perde o valor, o sentido, a magia, a beleza...
E tudo que não tem valor no mundo espiritual é insignificante. Então se vamos orar sem temor, nossa oração se torna insignificante, por isso que muitos cristãos não têm respostas. Oram... Oram e oram... E nada! Agora você entende o motivo de muitas vezes você não ter resultado. Pode ser que não seja por falta de dedicação, esforço ou estratégias. Mas ser a falta de temor ao Senhor. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, de se conhecer Deus. Quanto mais você conhece uma pessoa, mais íntimo você se torna dela. Quanto mais você teme ao Senhor, mais íntimo você se torna Dele.
O interessante é que o Rei Davi além de adulterar com Bate-Sabe, também assassinou um dos seus generais mais leias chamado Urias, marido de Bate-Sabe para encobrir o seu pecado. Em Levítico 20:10 está escrito sobre o adultério: “O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, que adulterar com a mulher do próximo, certamente será morto, tanto o adúltero como a adúltera”; em Êxodo 21:12 relata acerca dos homicidas: “Quem ferir um homem, levando-o à morte, certamente será morto”. Davi praticou ambos e a lei condenava estes pecados com execução.
Então por qual motivo Davi não foi executado? Será por que ele era o Rei de Israel? Será por que Deus amava mais ele do que os outros? Claro que não. Deus não faz acepção de pessoas. Se o caso fosse tratado pelos juízes na época em Israel, eles não poderiam absolver Davi e Bate-Sabe da condenação. Mas o que é impossível para os homens, é possível para Deus.
Quem julgou o coração de Davi foi o próprio Deus. E Deus achou um motivo para não executá-lo. O motivo de Davi não ter sido condenado segundo a lei foi porque ele confessou com reverência seus pecados e transgressões desde o dia que nasceu (Salmo 51). Isso move o coração de Deus em favor do homem. Confessar com reverência tem o poder de mudar destinos. Deus mudou o destino de Davi. Ele não escaparia das consequências de seus pecados, mas viveria cada uma delas.
Existem situações que você se arrepende em sua vida? Decida hoje subir mais um degrau em direção ao seu crescimento espiritual, ao novo nascimento. Confesse com reverência para Deus e com as pessoas envolvidas. Faça as pazes com seu passado, seus erros e falhas. E desta forma, Deus pode mudar o seu destino em seu favor!
コメント