top of page

O Crescimento Espiritual

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • May 30, 2021
  • 4 min read

" 1 Portanto, deixando toda maldade e todo engano, hipocrisia, inveja e toda difamação, 2 desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos, a fim de crescerdes por meio dele para a salvação, 3 se é que já provastes que o Senhor é bom".


1 Pedro 2: 2-3








A ideia de provar o dom celestial (amor, graça, misericórdia, bondade, dons espirituais) como o puro leite ou alimento, é mais que um mero conhecimento da verdade, representada na Pessoa de Cristo e através dos princípios bíblicos. Nós podemos olhar para esse alimento, gostar da sua aparência, saber a respeito de suas qualidades e não prová-lo, ou seja, não conhecer por experiência própria. Uma frase de Donald Guthrie a respeito disso é: "Ninguém pode apenas fingir provar um alimento. Naturalmente, nem sempre o provar é agradável, e por muitos, o dom celestial não foi apreciado".


Parece loucura provar o dom celestial e não apreciá-lo, mas é exatamente o que acontece com muitas pessoas, por isso não há crescimento espiritual. E por qual razão? Já que estamos falando de alimento, por exemplo, se eu fizer um bolo de leite ninho e nutella, a primeira camada um pão de ló bem fofinho com recheio de nutella, a segunda camada um bolo de chocolate com recheio de sardinha à bolonhesa e a última camada de pão de ló com recheio de leite ninho, vai ficar bom? Não precisa nem provar para saber que não combina e vai estar HORRÍVEL!!


É justamente essa a razão. Por isso, que o Apóstolo Pedro, instrui aos leitores da sua carta, a primeiro: romper com as práticas e padrões descritos no versículo 1 e só depois, incentiva a igreja a desejar e provar o puro leite espiritual para crescimento. São cinco práticas/padrões que devemos romper de nossas vidas, e todas, têm relação aos nossos relacionamentos interpessoais.


A palavra utilizada para despojar-se ou deixando é a palavra grega "apothemenoi", traduzida como deixar de lado, o gesto de tirar uma roupa do corpo. Não traz a ideia de tirar uma roupa suja do seu corpo, lavar essa roupa e vestir novamente, mas sim, de você tirar essa roupa suja e jogar fora. Esses padrões devem ser arrancados de nossas vidas.


A primeira prática é "toda maldade" ou "todo dolo". Por definição, maldade é o desejo de causar dor, sofrimento ou mal ao próximo, é uma atitude intencional de fazer o mal contra o próximo. Já a palavra dolo traz a ideia de traição, falsidade, quando se usa meios questionáveis para se sobressair e obter algum tipo de vantagem, é a intenção de fazer o mal, ocultando isso nas palavras e nas ações.


As práticas "engano" e "hipocrisia" estão ligadas, a palavra grega é "hypokrites" que descreve alguém que está representando, um ator, traz a ideia de ocultar os verdadeiros motivos, expressa sentimentos distintos das intenções de seu interior. É um fingimento, um engano, é como colocar uma máscara e ocultar sua verdadeira identidade. Um hipócrita finge ser aquilo que não é, pode ser uma aparência de devoção, de honestidade... Para que? Obter aplausos.


A quarta prática é a "inveja", com a palavra grega "fthonos" e descreve o sentimento de querer ocupar o lugar do outro, de ser quem o outro é, de ter o que o outro tem. E a última prática é a "difamação", a palavra grega é "katalalia" e significa falar mal do outro, da vida alheia, a famosa fofoca.


Como podemos arrancar essas práticas de nossa vida? Todas essas cinco práticas e padrões tem algo em comum, possuem a mesma origem. A Raiz da Ingratidão. Não adianta dizer: "Eu sou muito grato a Deus ..." se você continua falando mal e fofocando... "Ah eu sou muito grato a vida..." se você continua tendo inveja e pretende ser aquilo que não é ou vive de aparências...


Em Tiago 3:11-13 está escrito: "Será que da mesma fonte podem jorrar água doce e água amarga? Acaso uma figueira pode produzir azeitonas, ou uma videira figos? Tampouco uma fonte de água salgada pode dar água doce. Quem entre vós é sábio e tem conhecimento? Mostre suas obras pelo seu bom procedimento, em humildade de sabedoria". Não existe meio termo. Ou você é uma fonte de água salgada ou uma fonte de água doce. Ou você é um bolo de leite ninho com nutella ou você é uma sardinha à bolonhesa. Ou você tem gratidão ou não. Ou você sabe valorizar o próximo pelo seu bom procedimento em humildade ou não.


Você deve se livrar desses padrões para ter espaço não para aquilo que você deseja, mas para aquilo que você deve desejar: o puro alimento/leite espiritual, que é a Palavra de Deus que te leva ao crescimento. Em 1 Pedro 2:5 diz: "vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo", a palavra latina equivalente para sacerdote é "pontifix", que significa construtor de pontes. Ao morrer na cruz, Jesus Cristo ofereceu o sacrifício perfeito, e como o mediador, nos deu livre acesso a Deus.


O propósito do crescimento espiritual é nos tornar sábios para a salvação, e sua constatação é o resultado da bondade de Deus em sua vida e através da sua vida. E como está escrito em Salmos 34:8, podemos provar e ver que o Senhor é bom e Nele, podemos encontrar refúgio com confiança e ser Bem-aventurado. O crescimento espiritual nos mostra a nossa posição e a nossa verdadeira identidade espiritual. Em Cristo nos tornamos uma Pedra Viva, a Morada de Deus, Sacerdotes e, também Construtores de Pontes do dom celestial de Deus.


 
 
 

Comments


IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page