top of page

O Teste da Fé

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • May 8, 2021
  • 6 min read

ree



"Nisso exultais, ainda que agora sejais necessariamente afligidos por várias (poikilos) provações por um pouco de tempo, para que a comprovação da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" .

1 Pedro 1: 6-7



O Apóstolo Pedro escreveu essa carta por volta de 63-64 d.C., direcionada aos cristãos espoliados da Ásia Menor, que perderam suas casas e terras, seus bens e liberdade. Esses cristãos também estavam dispersos, pois enfrentavam muitas perseguições que começaram em Roma por ordens de Nero e se espalharam por todo Império Romano. Logo, essas pessoas, além de temerem por suas vidas, temiam o maior fracasso de todos: reprovar no Teste da Fé.


Qual é a condição da aprovação no Teste da Fé?


A condição está no início do versículo 6: "NISSO EXULTAIS, ainda que..." em outra tradução diz: "Portanto, ALEGREM-SE VERDADEIRAMENTE!". Isso mesmo. A condição é ser muito feliz, alegre e contente diante das provações. Será que é possível? Veja bem, não é uma "aparência de alegria", nem uma "aparência de positividade", mas sim, "verdadeira alegria".

Qual é a sua atitude? O que você faz ou fez nos momentos de dificuldade em sua vida? Você apenas se entristece, chora, desanima, reclama, culpa os outros, fica bravo, com ciúmes, com inveja, se conforma, desiste, "aparentemente" segue em frente ou consegue "verdadeiramente" se alegrar?


Parece muito contraditório, mas em Tiago 1:2 se percebe a mesma condição: que devemos considerar motivo de GRANDE ALEGRIA o fato de passarmos por várias (poikilos) provações. Eu sei... A vida nem sempre nos joga flores. A vida, muitas vezes, nos joga apenas talos... Quando não: pedras... Mas o que você faz com esses talos e pedras? É sua responsabilidade.


Por mais que pareça que não tenha valor, eu não jogo fora os talos... Com criatividade, eu faço um jardim com flores bem diferentes. E com as pedras? A maioria das pessoas joga as pedras de volta, eu não. E também não deixo as pedras no meio do caminho. Eu guardo as pedras para construir, pedra por pedra, um Altar de Adoração a Deus. Quanto mais pedras, melhor... Mais alto é o meu Altar e mais próxima estou dos céus!!


Como permanecer em alegria verdadeira durante as várias (poikilos) provações da vida? Como ser constante em uma atitude correta e seguir em frente de uma forma eficaz?


Primeiro, precisamos entender que "passamos por", ou seja, Tiago nos explica que, as provações podem ser várias: leve, fácil, moderada, pesada, difícil ou muito difícil... E na verdade, isso não importa. Todas são Passageiras. Teve um começo e vai ter um fim. O problema é que nos perdemos no meio do processo, porque queremos e devemos "passar por" de uma forma rápida, só que na maioria da vezes, não é assim na prática. O que a Bíblia classifica como provações passageiras, por fim, duram longos períodos e até a vida inteira.


O maior exemplo bíblico foi o que aconteceu com o povo hebreu, liderado por Moisés quando saíram do Egito para a Terra Prometida. A jornada no Deserto que deveria durar alguns dias e semanas, durou 40 anos. E o que atrasou o processo? A murmuração, ingratidão e o coração/mente obstinado/teimoso/orgulhoso daquele povo.


O significado da palavra "passageira" se refere aquilo que é breve; curto; rápido; um indivíduo que é transportado num veículo. O conceito está relacionado a movimento, e não a estagnação. As provações da vida é o veículo que deve te levar à um destino muito específico. Qual é esse destino?


Em Tiago 1:3 está escrito "sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança", então fica claro que as provações devem te levar ao destino de produzir os frutos da maturidade. O propósito de produzir frutos é simples: colher os frutos e prová-los, ou seja, manifestá-los em suas ações diárias e como resultado temos a experiência de uma alegria inexprimível, pois aprendemos as lições envolvidas em cada provação e alcançamos o objetivo da nossa fé - aprovação.


Em Romanos 5:3-5, o Apóstolo Paulo também traz essa condição de nos "gloriarmos nas tribulações" e quais são os ciclos da produção dos frutos da maturidade. O primeiro ciclo é a produção de Perseverança e Paciência; e isso produz o segundo ciclo que é Aprovação e Força de Caráter; que produz o resultado final: Uma Esperança e Expectativas que não causa decepção - o fruto pronto para ser colhido, manifestado e vivido.


Eu sei... Assim como eu, você já ouviu e leu várias frases/conselhos desse tipo: "Não crie expectativas...blábláblá...". Mas a Bíblia afirma que existe Uma Esperança e ExpectativaSSSSS (no plural!!!!!!) que não causa decepção, que não falha. Não seja refém do medo e crie expectativas da maneira correta. Crie Expectativas Altas. Sonhe Grande. Acredite, Espere e Manifeste todos os Milagres.


Essa Esperança e Expectativas, porém não é humana, em pessoas, na matéria, na vida, nos projetos, no trabalho, nos resultados, no merecimento... Não espere nada de pessoas, da vida, nem do universo, pois não nos devem absolutamente nada. Pelo contrário, somos nós os Devedores...


Portanto, espere, exclusivamente, na pessoa de Cristo Jesus. Ele é a nossa Esperança Viva. Ele garante a sua herança, o cumprimento das promessas e das expectativas, o sinal, o pagamento das dívidas, a proteção. Em Cristo temos o acesso livre ao poder de Deus que move as pessoas, a matéria, as montanhas, os recursos, os milagres, a Vida e até o Universo em seu favor. E isso é, DEFINITIVAMENTE, um motivo de GRANDE ALEGRIA.


Como cristãos, devemos nascer de novo para uma Esperança Viva, que possui a qualidade de ser Eternamente Viva, que não pode morrer, nem falhar. A fé verdadeira surge das provações. O propósito do Teste da Fé é para purificação/refinação, fortalecimento e crescimento espiritual. E uma fé provada e aprovada tem valor eterno.


O mais interessante de passar por várias provações não é apenas ser aprovado no Teste da Fé, desenvolver os frutos da maturidade, possuir uma Esperança Viva e uma Fé Inabalável com Expectativas que não se frustram e resultados que geram a Verdadeira Alegria... É começar à provar e vivenciar a graça e os dons de Deus aqui nesta Terra, nesta dimensão. Agora!!!


Em Efésios 2:8 está escrito: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus", nós somos salvos pela graça, e para cada provação que passamos, a graça de Deus nos oferece uma solução. Em ambos os versículos de 1 Pedro 1:6 e Tiago 1:2, a palavra traduzida por "várias" provações, é uma palavra grega chamada "poikilos" que significa: de diversas cores, policromática, como um cristal que reflete a luz em várias combinações de cores e tons.


Em 1 Pedro 4:10, a mesma palavra é usada para descrever a graça de Deus. Essa é uma promessa de Deus que assim como existem "várias (poikilos) provações, existe também a "multiforme (poikilos) graça de Deus". Por isso não importa se as provações são fáceis ou difíceis, se a fase/dia está cinzento, sem cor ou escuro. A graça multiforme de Deus além de ser a luz e oferecer clareza para o seu problema, também pode colorir e trazer esperança e vida para aquilo que está morto.


Não é atoa que o Apóstolo Paulo quando orou a Deus sobre seu espinho na carne - a maior provação de Paulo, a resposta que obteve foi: a minha graça te basta, é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza. As dificuldades e fraquezas podem ser multicoloridas, mas a graça de Deus também.


É possível passar por várias (poikilos) provações e experimentar verdadeira alegria? Sim. É mais do que possível. É mais que uma Promessa de Deus.


Eu tenho certeza que toda vez que um cristão enxerga um arco-íris no céu, se lembra do dilúvio e da Promessa de Aliança que Deus fez a Noé, que não iria mais destruir a Terra com água. Em Gênesis 9:16 está escrito: "Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e de toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra". Por qual razão Deus escolheu como sinal/símbolo da Aliança: o Arco-íris?


Porque o Arco-íris é a própria representação da graça multiforme de Deus. E foi naquele exato momento que a forma da graça de Deus foi revelado ao homem. E essa graça nos trouxe a cruz, nos trouxe salvação!!!


Quando você olhar para um arco-íris novamente, lembre-se do dilúvio, de Noé, da Aliança... E contemple a graça multiforme de Deus. Veja com seus próprios olhos que é real. Então declare isso sobre a sua vida: Mesmo em meio as várias provações, a graça de Deus me basta! E sinta a graça multiforme de Deus te envolvendo e consolando o seu coração e a sua mente durante as dificuldades.


Então se alegre na graça multicolorida de Deus!! Pois nos momentos de provações a graça de Deus é tudo o que você necessita. A graça de Deus é um dom Irrevogável!! E isso é mais que uma certeza. É uma Aliança Eterna de Deus com você!!!



 
 
 

Comments


IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page