Os caminhos da Jornada.
- Débora Novaski
- Mar 12, 2021
- 3 min read

"¹²Portanto, firmai as mãos cansadas e os joelhos vacilantes; ¹³ endireitai os
caminhos para os vossos pés, para que o manco não se desvie, mas, pelo contrário, seja curado".
.Hebreus 12:12-13
As mãos cansadas e os joelhos vacilantes retratam pessoas que se tornaram incapazes de agir por exaustão. Quantos de nós já passamos por períodos assim, que nos sentimos tão exaustos, e nem sabemos, na maioria das vezes, o motivo.
O que tem roubado a sua energia? Quais as situações, relacionamentos, resultados que são sempre a mesma coisa e te levam a exaustão física e emocional?
Essa passagem de Hebreus faz referência a dois versículos do Antigo Testamento, o versículo 13, especificamente, é o Provérbios 4:26 que diz "Observa por onde andas e todos os teus caminhos serão seguros." Observe. Esse é o primeiro conselho de Deus. Mas devemos observar todos os caminhos.
O caminho dos pensamentos - que tipo de pensamentos tem ocupado a sua mente? Pensamentos positivos ou negativos? Complexo de inferioridade ou superioridade? Como você fala com você mesmo? O caminho das emoções - que tipo de sentimentos tem ocupado seu coração? Como você se sente sobre você mesmo? Por que você não se permite sentir? Por que você está em negação (não sente nada)? O caminho da ação - como tenho me comportado? Como eu tenho me tratado? Como tenho tratado o próximo? As minhas ações são movidas pela maldade, perversidade, inveja, cheio de ego e ingratidão?
Decisões e ações (padrões de comportamento) são onde nosso processo emocional interno começa a se manifestar externamente em nossas vidas. Por isso dar uma olhada nesses caminhos pode ser a maneira mais fácil de descobrir os motivos - as suas crenças mais profundas. De nada adianta fortalecer os joelhos fracos para andarem em caminhos errados. Observe por onde andas. Identifique as causas. Escreva as razões.
O segundo conselho é "Endireitai" os caminhos. O mais interessante é que até o "Manco", que traz a qualidade de defeito, que não possui os membros inferiores em perfeitas condições de uso, é exclusivamente responsável por endireitar o seu próprio caminho.
Fala sério, o "Manco" tinha todas as desculpas para não ser responsável de endireitar o seu caminho, todas as razões para questionar, procrastinar e principalmente reclamar: "Poxa Deus, eu sou Manco! Não consigo nem andar direito!! Tá loco Deus, quebra esse galho pra mim, torna o caminho mais reto, remove as pedras pra mim"...
Os caminhos naturais são tortuosos com obstáculos, cheio de pedras e rochas que nos fazem tropeçar, e as vezes, até cair. Sim, é mais fácil evitar as dificuldades que enfrentá-las, mas o caminho reto é preparado com certo esforço e disciplina. As pedras e rochas no meio do caminho devem ser removidas.
As nossas imperfeições e dificuldades podem ser diferentes, mas o "Manco" ao tornar reto ou fazer uma correção em seu caminho (padrões de comportamento) não vai se desviar ou se distrair do propósito. Essa é a promessa. Que afinal de contas, no contexto, é a sua própria cura.
Como podemos endireitar os caminhos? Nos versículos encontramos pistas e as palavras chaves são: Mãos, Joelhos e Pés.
Você tem em suas Mãos esse poder de fazer algo externo e também interno. Construa uma nova identidade. Molde o seu caráter. Renove seus pensamentos, emoções e suas ações. Segure o que for bom. Solte o que não te acrescenta: as crenças. Escreva com Mãos firmes uma nova história.
Quando as circunstâncias da vida, as pedras de tropeço te derrubam com a insegurança e dúvidas, com o peso das perdas, tenha Joelhos decididos, se coloque em pé novamente.
Nesta jornada mantenha os seus Pés estáveis, que se adaptam ao diversos terrenos e fases. Então prossiga em direção - para frente, tenha uma visão direta, não se desvie nem para direita, nem para esquerda - ao seu sonho/alvo e seja curado, ops... Seja realizado!! Amém!!
Comentarios