top of page

Pode ver alguma coisa agora? - Parte 1

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • Jul 4, 2021
  • 5 min read

Updated: Jul 4, 2021







"Entre os quais o deus deste século cegou a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus"


2 Coríntios 4:4








De acordo com esse versículo, o deus deste século cega a nossa "mente", pois nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos, se tivermos uma mente negativa, nossa vida será negativa. Se renovarmos a nossa mente com a Palavra de Deus, a nossa experiência, a nossa vida será positiva - boa, agradável e perfeita.


Os nossos problemas e dificuldades estão enraizados em padrões de pensamento, e o "deus deste século" oferece várias formas de pensar errado, mas não precisamos aceitar essa oferta. Uma mente cega manifesta a falta de discernimento e visão, uma sabedoria e entendimento limitado, ou seja, uma Mente Incrédula - duvidosa e descrente para as coisas espirituais, para a luz do evangelho. Não subestime o poder de uma simples dúvida.


A palavra utilizada pelo Apóstolo Paulo para "deus deste século" é a palavra grega aion, que se refere a toda aquela massa de pensamentos, opiniões, especulações, esperanças, impulsos, objetivos, aspirações correntes a qualquer época no mundo. A nossa sociedade é mestre em nos moldar a esses padrões de pensamentos de massa que cega não os olhos, mas o entendimento, que age diretamente e primeiramente na mente, e depois nas emoções.


Quando em nossa vidas nos deparamos com situações de escolhas, a frase mais falada é "Siga o seu coração", e o que acontece? A maioria segue o coração e, infelizmente, tudo dá errado. Antes de você seguir o seu coração, você precisa saber se seu coração e mente estão em condições de ser seguido e ouvido... Se seu coração e mente for duvidoso, descrente e incrédulo não siga, nem dê ouvidos. O que você deve fazer? Simples: Cure sua mente e coração. Identifique os padrões errados e mude.


Eu, particularmente, considero muito as minhas emoções em momentos de decisão. Se eu "sinto" que não devo fazer algo, eu simplesmente "NÃO FAÇO". E por incrível que pareça, sempre "DÁ CERTO!". Claro, a minha personalidade é voltada para as emoções, como uma INFJ - Introvertido Intuitivo de Sentimento e Julgamento, também tenho a famosa personalidade "intuitiva".


A maioria das pessoas não leva em consideração suas emoções devido ao fato de querer ter uma aparência "de racionais", mas o que precisamos compreender é que as emoções oscilam... Apenas isso, nada demais... Porém, a oscilação das emoções não as torna indignas de confiança quando você sabe usar as ferramentas em seu favor.


É essencial o autoconhecimento para compreender como seus traços de personalidades atuam em sua mente e sentimentos. O que é mais fácil eu te aconselhar: "Não siga seu coração e suas emoções, pois é enganoso" ou "Conheça seu coração. Molde sua mente e caráter segundo os princípios espirituais. Retire do seu coração aquilo que o qualifica como enganoso, pecaminoso, o ego. Então, ouça o seu coração já transformado pela Palavra de Deus para segui-lo". Não pegue atalhos.


Os traços da minha personalidade é tanto racional como emocional. Isso mesmo. Sou ao mesmo tempo, com a mesma intensidade, com fatos e argumentos: racional e emocional. Você deve estar pensando: "Isso não existe! Ou você é racional. Ou você é emocional!". Pois é... Aqui estou como uma INFJ quebrando essas limitações. Esses traços classificam a personalidade INFJ como uma das mais raras entre toda a população. Por isso é difícil de acreditar. Mas quem se classifica como INFJ, sabe que vivemos no contraditório. Está tudo bem. Eu me aceito como sou. E sei como funciono.


Para mim, é muito fácil entender ambas as perspectivas, pois é mais do que óbvio enxergar todas possibilidades como INFJ. Mas vamos separar as carroças dos bois. Apesar de possuir uma personalidade intuitiva (INFx ou INTx) não significa que tenho a visão espiritual, discernimento espiritual ou para quem está mais familiarizado com termos da espiritualidade, a famosa "intuição/ terceiro olho"... Uma coisa não tem nada a ver com a outra.


Eu também precisei me conhecer e me aceitar. Quantas vezes eu também tive uma mente duvidosa e pensei: "Será que isso é coisa da minha cabeça? Nossa, ninguém pensa, enxerga o mundo como eu. Sou muito diferente. Será que é minha personalidade intuitiva ou é discernimento espiritual?". E eu busquei, por anos, responder e trabalhar cada uma dessas perguntas e questionamentos na Palavra de Deus. Tudo é uma questão de tempo e de alinhamento espiritual.


E isso me faz lembrar uma ocasião na Bíblia, um dos milagres que Jesus operou. Como estamos falando de Visão Espiritual, é claro que estou me referindo a Cura de um Cego. Mas não qualquer cego. E sim, o Cego de Betsaida. Em Marcos 8: 22 - 26, nos conta que o cego foi trazido até Jesus e que as pessoas também rogavam por ele, insistiam com perseverança por sua cura.


No versículo 23 está escrito: "Jesus tomou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado e cuspiu-lhe nos olhos. Depois, impondo-lhe as mãos, perguntou: Vês alguma coisa?". É fantástico esse versículo por vários motivos. A pergunta que me faço é: Por que Jesus não curou o cego no meio do povo? Aliás, foi o povo que levou o cego até o Mestre e ainda suplicava por ele, por sua cura. Em outros milagres, Jesus operava no meio da multidão. A resposta é que essa cura não era somente física.


O primeiro motivo que me chama atenção é que "Jesus tomou o cego pela mão", e isso nos mostra que mesmo em nossa cegueira espiritual, Jesus é o nosso guia, nos pega pela mão (segurança; estabilidade), nos mostra o caminho, a direção. O primeiro passo para curar a cegueira espiritual é se deixar ser conduzido pelo Espírito Santo, mesmo não sabendo para onde você está sendo levado, o final, como que vai ser, os resultados... É confiar no sobrenatural, no poder e na autoridade de Cristo. É confiar para se render completamente (sem dúvidas/descrença) a jornada, ao processo de cura.


O segundo passo para curar a cegueira espiritual é " levou-o para fora do povoado", ou seja, Jesus retirou aquele cego da influência de toda aquela massa de pensamentos, opiniões, padrões, especulações, distrações, dos costumes, das tradições daquele povo/sociedade. Para então, aquele cego estar livre em sua mente para receber uma nova visão. O que tem distraído a sua mente? São as redes sociais? Se retire. São amigos? Se afaste. São os padrões da sociedade? Saí fora.


Em 2 Reis 5 nos conta que Naamã tinha lepra e pediu que seu servo fosse até o Profeta Eliseu para cura. O que aconteceu? No versículo 10 diz que o Profeta Eliseu mandou seu mensageiro falar que Naamã deveria entrar nas águas do Rio Jordão sete vezes para se lavar e ficar curado. Naamã não acreditou na direção do Profeta; pelo contrário, ficou furioso, achou um absurdo, pois esperava que pelo menos o Profeta movesse as mãos para o alto, ordenasse que à doença fosse embora, falasse palavras mágicas, fizesse uma simpatia...


Nós como humanos, temos a mesma tendência de querer mistificar tudo, querer uma performance, igualzinho o Naamã. O terceiro passo para curar a cegueira espiritual é "cuspiu-lhe nos olhos; impondo-lhe as mãos", e essas ações de Jesus desmistificam o milagre. Naquela época, a saliva era considerada remédio para os olhos e Jesus usa um método tangível, prático e muito conhecido para despertar a fé que cura, que move montanhas, que transforma. O evangelho é simples. A fé genuína é gerada, exclusivamente, pela presença de Deus, e não pela atmosfera espiritual. É dom de Deus e não do homem.


O mais interessante é a pergunta que Jesus fez ao cego "Vês alguma coisa?". É claro que o cego estava vendo e Jesus queria saber exatamente o que ele via. Sabe por quê? Pois a cegueira espiritual não é menos real, nem menos trágica que a cegueira física. E aí, você pode ver alguma coisa agora? E eu achando que Jesus operou apenas um milagre em Betsaida...

 
 
 

Comentarios


IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page