top of page

Pode ver alguma coisa agora? - Parte 3

  • Writer: Débora Novaski
    Débora Novaski
  • Jul 25, 2021
  • 5 min read



"16 não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós em minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual é a esperança do chamado que ele vos fez, quais são as riquezas da glória da sua herança nos santos 19 e qual é a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a atuação da força do seu poder".


Efésios 1: 16-19


A carta aos Efésios é o meu livro favorito da Bíblia, o Apóstolo Paulo aborda de forma equilibrada doutrina e vida, teologia e ética, as bases da doutrina e sua aplicação diária. Diferente das outras cartas, não trata dos problemas locais das igrejas, é também considerada uma carta gêmea de Colossenses, por isso estudar essas duas epístolas juntas é fantástico, uma complementa a outra.


Ambas as cartas foram escritas do mesmo local, no mesmo período e tratam do mesmo assunto, sobre o céu e a terra, o passado, o presente e os tempos futuros. Sobre as regiões celestiais e como manifestar todas as bênçãos na dimensão terrena. Colossenses apresenta Cristo como o cabeça da igreja - a fonte do poder e autoridade e Efésios apresenta a igreja como corpo de Cristo - a ponte, o canal da manifestação. Ler. Meditar. Estudar. Decifrar e Praticar essas duas cartas nos proporcionam todas as chaves espirituais.


O interessante é a oração do Apóstolo Paulo pela igreja de Efésios. Ele não ora pedindo bênçãos, milagres, por curas, pelos projetos e sonhos. Não pediu que aquela Igreja fizesse uma lista de oração e desejos. Nada disso. O Apóstolo Paulo não pede a Deus em oração aquilo que não temos, mas pede que o próprio Deus abra os olhos do coração para sabermos o que já temos, o que já possuímos.


E o que nós já temos? A resposta é que já possuímos TODAS AS BÊNÇÃOS espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Isso mesmo. Já possuímos todos os milagres, respostas e toda abundância. Veja bem, TODAS AS BÊNÇÃOS estão em um lugar específico: nas regiões celestiais, ou seja, no mundo espiritual, na dimensão do sobrenatural.


E por qual razão a maioria não consegue acessar a dimensão espiritual e atrair TODAS AS BÊNÇÃOS? Por causa da cegueira espiritual. Se não contemplamos e enxergamos primeiro nas regiões celestiais, não acessamos o mundo espiritual. Muito menos, no apropriamos dessa garantia.


Quem é que está consciente para a atuação da força do poder de Cristo? São todos? Não. Somente "os que cremos", os que não possuem uma mente incrédula e duvidosa, os que não estão mais cegos espirituais. No post passado, eu escrevi a respeito do cego de Betsaida que recebeu a visão espiritual e natural - a cura. E isso me lembra uma outra situação intrigante, onde uma pessoa que enxergava perfeitamente, precisou ficar cega por três dias para poder começar a ter visão espiritual. E sim. Estou me referindo ao Apóstolo Paulo no caminho de Damasco.


Quando analisamos a vida do Apóstolo Paulo é mais que evidente o véu que cegava seus olhos espirituais. O véu de possuir um grande Ego. O véu da Autossuficiência. Em Filipenses 3: 4-6, ele mesmo descreve que se alguém poderia salvar-se a si mesmo, esse alguém seria ele. Se outros pudessem ser salvos por aquilo que são, certamente ele seria o primeiro. Paulo cumpriu com todos os requisitos: realizou a cerimônia da iniciação judaica aos 8 dias de idade, possuía um berço religioso de sangue puramente judaico que era uma ramificação da velha família genuína de Benjamim.


Era membro da seita dos fariseus - os mais radicais, além de ter recebido a mais alta educação cultural e religiosa pelo Mestre Gamaliel. Era cidadão romano por direito de nascimento, conhecia muito bem a filosofia grega. Era um implacável perseguidor da igreja primitiva. Ele não se contentou em perseguir os cristãos somente em Jerusalém, por isso, marcha para Damasco escoltado por oficias do Sinédrio - uma força policial, a capital da Síria, para prender os cristãos e levá-los até Jerusalém.


E durante a viagem algo inesperado aconteceu. A palavra nos conta que uma luz resplandecente vinda do céu, o cercou. Ele caiu no chão e ouvia uma voz falando com ele, o próprio Senhor Jesus Cristo. Em Atos 9: 8-9 está escrito: "Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não enxergava coisa alguma; então, guiado pela mão, foi conduzido a Damasco. E ficou três dias sem enxergar, sem comer nem beber".


Por qual razão Saulo permaneceu três dias sem enxergar? Por que não foram dois? Ou quatro? De acordo com a numerologia judaica, o número três representa união, consistência, estabilidade, equilíbrio, permanência e continuidade. A razão de Paulo ficar três dias sem enxergar significa o rompimento do sistema de crenças que sustentava, que dava estabilidade, equilíbrio a sua identidade - constructos pessoais.


Ao ficar cego, Paulo fez uma pergunta "Quem és tu, Senhor?" e prontamente recebeu a resposta "Eu sou Jesus, a quem persegues" e com esse método, o Mestre ensina uma profunda lição "E se você perder tudo aquilo que sustenta a sua identidade - trabalho, profissão, relacionamentos, filhos, bens materiais, posição social, conhecimento, cidadania, direitos... Quem você é?".


Ele teve que ficar cego para si mesmo, para seus títulos, para seu conhecimento, para sua linhagem familiar, para sua autossuficiência, para seu orgulho, para seu intelecto. Ele desejava escoltar prisioneiros amarrados de Damasco a Jerusalém, uma distância de aproximadamente uns 230km, quase uma semana de viagem. Agora, ele era levado para Damasco como prisioneiro da cegueira. Que contraste...


Os olhos espirituais de Paulo foram abertos, mas seus olhos naturais foram fechados, e ao continuar ler Atos, no versículo 18 diz "Logo caíram-lhe dos olhos algo como umas escamas". Aquele que prendia estava preso, aquele tinha autoridade estava dominado. Aquele que tinha poder estava prostrado no chão. O Senhor Jesus quebrou todas as suas resistências e obstinação. As nossas escamas da autossuficiência precisam cair também. Paulo faz uma pergunta "Que farei, Senhor?", e diante disso os olhos do coração estavam prontos para ser iluminado, ser guiado por Cristo.


O significado mais maravilhoso do número três, é que também representa salvação. Ao romper com o sistema de crenças, o Senhor pode mostrar a Paulo a sua verdadeira identidade espiritual. Em Filipenses 3:8, ele afirma que considera todas as coisas - seu sistema de crenças de identidade - como perda, comparadas à superioridade de se conhecer a Cristo. E aí, você pode ver alguma coisa agora? Às vezes, tudo o que você precisa para começar a ter a visão espiritual, são somente três dias.


 
 
 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
IMG_20200510_105449~2_edited.jpg

Olá, sou a Débora!

Espero que esse conteúdo seja uma fonte de inspiração.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

Sempre com Leveza Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page