Qual a inclinação do meu coração? - Parte 1
- Débora Novaski

- May 3, 2022
- 2 min read

As Escrituras Sagradas trazem muitas referências sobre inclinar-se, volta-se para Deus, “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; Volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:3;7). Vamos dar uma olhada em algumas definições que o dicionário traz sobre inclinar-se. Para melhor entendimento, vamos imaginar uma escada com degraus, na qual, cada degrau é uma definição dessa palavra que nos levará para o alto, para o alvo: novo nascimento, mais perto de Deus.
Nessa caminhada com Deus não podemos pular degraus, vamos ter que passar pelos processos. Vamos ter que subir degrau por degrau. Esse é o mistério por traz do constante crescimento espiritual. Um dos significados de "inclinar" que gostaria de definir é predispor-se. Esse é o primeiro degrau. O nosso coração abrange nossa mente, desejos e pensamentos, estes devem estar predispostos a buscar a Deus. Isso fala da vontade humana de se colocar diante de Deus.
Em Mateus Jesus responde um doutor da lei, quando pergunta qual é o maior mandamento, a resposta foi “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento”. (Mateus 22:37). Isso define muito bem o que é ter disposição para buscar ao Senhor. Não podemos nos entregar pela metade. Não podemos estar em cima do muro. Divididos, servir a dois senhores. Ser duvidosos.
Deus requer exclusividade, pois Ele é Único. Quantos de nós já fomos a igreja e saímos da mesma maneira ou até, infelizmente, mais vazios do que entramos? E o motivo não é porque Deus não estava falando através dos louvores e da pregação, ou por falta da unção de Deus, ou nem porque não cremos no agir do Espírito Santo. Quantas vezes nós vamos orar e parece que o céu está de bronze, não é mesmo? Parece que nossa oração não está passando do teto. E realmente ela não está sendo eficaz. E qual é o motivo? Pelo simples fato de não haver predisposição para ouvir a voz de Deus, para estar em Sua presença.
O primeiro degrau para inclinar nossos ouvidos e coração: é ter vontade. É realmente estar ali com toda força do seu ser. Isso move o coração de Deus. É isso que Deus procura em cada cristão genuíno. É estar focado em Deus! Não distraído com o tempo e circunstâncias, preocupados com problemas, com isso e com aquilo. É estar no presente. Na verdade, não é a quantidade de tempo que importa para Deus, mas sim a intensidade, ou seja, a qualidade desse tempo na presença de Dele.
Decida hoje subir no primeiro degrau em rumo ao seu crescimento espiritual. Tenha predisposição para ouvir a voz de Deus.












Comments